quinta-feira, 28 de março de 2013

A EEB Adolfo José Martins deseja uma Feliz Páscoa!



História da Páscoa

A páscoa, ou Pessach (passagem em hebraico), possui três significados. Para os cristãos é um acontecimento religioso considerado pelas igrejas ligadas a essa corrente religiosa como a maior e mais importante festa da cristandade, onde é celebrada a ressurreição de Cristo, ocorrida três dias após sua crucificação, de acordo com o Novo Testamento. Para os judeus, o Pessach determina o fim da escravidão de quatro séculos no Egito. 

O terceiro significado da Páscoa é pouco conhecido. Relata-se sobre uma festa de grupos pastoris que viviam na terra de Canaã no segundo milênio antes de Cristo. No final daschuvas, entre março e abril, eles abandonavam suas terras e viajavam para a região das planícies, mais férteis. A festa da Páscoa pedia proteção durante a travessia. 

A palavra páscoa não está relacionada unicamente com o significado simbólico de “passagem”, mas também pela posição da páscoa no calendário, segundo os cálculos se referem à última ceia. 

Na tradição moderna a páscoa é marcada pela troca de ovos de chocolate. Alguns historiadores sugerem que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa, como os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da páscoa são vestígios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, posteriormente foram aprendidas pelas celebrações cristãs, depois da cristianização dos pagãos germânicos. 

Um ritual adaptado pela Igreja Católica no começo do 1o milênio depois de Cristo que fundiu com a festa da Páscoa, ocorreu no equinócio da primavera, quando os participantes pintavam e decoravam ovos e os escondiam, enterrando-os em tocas nos campos. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Comemoração de Páscoa



            Alunos do 3º ano Ensino do Médio Noturno, promoveram distribuição de balas, brincadeiras e conscientização sobre a limpeza da escola.
       Hoje dia 26/03/2013 os alunos do 3º ano do ensino Médio Noturno promoveram brincadeiras, pintura de coelhinho, distribuição de balas e conscientização sobre Quero-Quero: Escola limpa.
         Todos entraram no clima alunos, professores, direção e neste mesmo espírito de celebração desejamos que Cristo renasça no coração de cada um.












terça-feira, 5 de março de 2013

Bom Jardim da Serra, a Capital das Águas, comemora 46 anos


Bom Jardim da Serra - É o portal de entrada da Serra Catarinense e no dia 05 de março de 2013 comemora 46 anos de emancipação.
Conhecido como a Capital das Águas, Bom Jardim da Serra se destaca na região pela pecuária extensiva, cabanhas de cavalos crioulos, produção de maçã e pelo turismo que cresce a cada ano.

Na agricultura, a produção de maçãs é responsável, segundo dados da prefeitura municipal, por mais de 80% da economia do município. Porém, produtos como milho, ameixa, batatas e feijão também merecem destaque. Já a pecuária é responsável por uma importante fatia da economia, representada pelas mais de 26.500 cabeças de gado e 3.100 de ovelhas.

Com pouco mais de quatro mil habitantes, o município de Bom Jardim da Serra abriga também um dos mais importantes empreendimentos da região serrana de Santa Catarina. O parque eólico possui 62 torres com 140 metros de altura e foi instalado em 5 mil hectares de terra. No total, são mais de 93 MW de potencia instalada em 40 Km de rede.

O parque eólico, além da produção de energia limpa, merece destaque como atrativo turístico. Muitos visitantes que passam pelo município atraídos pelas belezas da Serra do Rio do Rastro, dos cânions e das águas, encontram no parque eólico belas paisagens em meio a tecnologia de ponta.

Município simples do interior, Bom Jardim da Serra possui um futuro promissor e nas comemorações de seus 46 anos a equipe do Portal SerraSC deseja ainda mais crescimento e dias prósperos para este importante município da Serra Catarinense.

Comemorações de aniversário

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra preparou uma série de atividades em comemoração aos 46 anos do município. A programação para o aniversário será a seguinte:

7h – Alvorada (Banda do Batalhão) Lages.

8h30 – Inauguração da revitalização da Escola Municipal São Gerônimo.

9h – Força tarefa com cabeleireiro, barbeiro, manicure, exames de diabetes, pressão arterial, tipo sanguíneo instantâneo e distribuição de preservativos.

9h15 – Largada para corrida Rústica da Cascata.

9h20 – Exposição de Réplica do Cabo Aéreo.

10h – Início das brincadeiras do Fest Park.

10h30 – Reinauguração da quadra do Ginásio de Esportes Thomas Cardoso da Silva da EEB Adolfo José Martins.

10h45 – Chegada da corrida com premiação no Ginásio de Esportes Thomas Cardoso da Silva da EEB Adolfo Jose Martins.

15h30 – Apresentação do grupo de teatro da Escola Municipal Altos da Boa Vista.

16h15 - Roda de chimarrão com apresentação de gaita, declamação de poesias e conto de causos.

17h15 – Apresentações de artistas locais.

20h – Show com Expresso Batidão.

Fonte: Roseane Ribeiro Sobânia – Portal SerraSC